Visita
Gato-mourisco é registrado no Contorno de Pelotas
Esta é a primeira vez que a Gestão Ambiental do Dnit captura imagens da espécie na BR-116/392; animal está ameaçado de extinção
Divulgação -
A captura de imagens de um gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), espécie ameaçada de extinção, registrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) durante a duplicação da BR-116, em Pelotas, chamou a atenção da equipe do departamento.
Durante o monitoramento de rotina desenvolvido pela entidade foi feito o primeiro registro do animal. Às 14h58min do dia 23 de maio, uma armadilha fotográfica, câmera que registra fotos ou vídeos por meio de sensores de movimento ou calor, capturou o deslocamento de dois indivíduos próximo à mata ciliar do Arroio Pelotas. Também conhecido por “gato cerração” ou “gato moro”, o animal tem hábito diurno e características como rabo comprido e orelha pequena. “Esperávamos por este encontro devido à ampla ocorrência desta espécie, que é encontrada desde o Sul do Texas (EUA) até Buenos Aires, na Argentina”, destacou a bióloga Michele Buffon Camargo.
Apesar da ampla distribuição pelo Brasil, a densidade populacional da espécie é muito baixa, o que torna o registro muito especial. Além disso, o animal está ameaçado de extinção em território regional e nacional. “Esta condição se justifica pela redução da área de ocupação, a perda de habitat e a fragmentação associada à expansão urbana com a redução do número de indivíduos”, explicou Michele. Felinos são considerados espécies “bandeira” e “guarda-chuva”, espécies carismáticas à população que servem para proteger determinadas áreas, outras espécies menos conhecidas e seu habitat.
Os monitoramentos
Os cuidados durante empreendimentos rodoviários são exigências da legislação ambiental do país. Para duplicar a BR-116 e a BR-392, no trecho entre o Contorno de Pelotas e Rio Grande, a unidade local do Dnit mantém uma equipe de Gestão Ambiental que desenvolve ações para evitar, minimizar ou compensar impactos inerentes a uma obra de grande porte.
Em relação à fauna, por exemplo, desde 2013 são elaboradas campanhas a cada dois meses com o objetivo de conhecer as espécies que habitam este entorno.
O vídeo com o registro do animal pode ser conferido neste link: https://youtu.be/BNJ6rdh2f0Y.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário